12 novembro 2006

Lost - Perdidos no absurdo

Recomendo a leitura de um pequeno artigo em
http://nymag.com/arts/tv/features/23763/index.html
que explica o porquê do declinio de audiências da 3ª época de Lost, em relação às duas anteriores, embora para mim seja evidente.

É sabido que os argumentistas desta série estão proíbidos de desvendar o mistério principal, ou de desvendar indícios que possam ser conclusivos, de forma a conseguirem "esticar" o máximo possível o número de épocas.



Por outras palavras, estão a fazer render o peixe, que já está estragado.

A partir do momento em que sabemos este facto, com que moral é que me podem tentar convencer a ver uma série, que se dedica agora a deitar areia para os olhos dos espectadores?
Criando uma fanfarra de pequenos mistérios e coincidências, supostamente deixam o espectador estupefacto, mortinho para ver o próximo episódio. Esta série passou a ser um caso de hipnose subliminar, em que até podiam aproveitar e meter uns frames escondidos com publicidade no meio das cenas.

Aliás que diabo, da maneira que o espectador está com cara de parvo a tentar puxar pelos neurónios para resolver uma charada sem resolução, até podiam filmar por engano um técnico de som ou um cameraman no cenário, que este passava a fazer parte do mistério!

Não consigo deixar de pensar na imagem de um cão que tenta incessantemente morder a sua própria cauda como a analogia perfeita de Lost. Ou então vejam o "Sorte Nula"; cá para mim foi lá que foram buscar inspiração...

3 comentários:

Alexandre Antunes disse...

Confesso que nunca fui seguidor fiel da série, aliás, a única coisa que me prendeu a atenção na série foi mesmo um dos elementos do sexo feminino que pela ilha se passeava.
Mas a minha dúvida é a seguinte:
sou só eu que acho que o Lost é um remake de A ilha Misteriosa, de Júlio Verne, juntamente com algumas ideias de outras obras do autor?

Anónimo disse...

Para ser sincero vi apenas um episódio inteiro desta série e não me prendeu minimamente. Agora sempre que passo por ela enquanto faço zapping páro 30 segundos, aborreço-me e continuo o zapping.
Não percebo qual o fascínio, já parece um "anjo selvagem" versão em língua inglesa e filmada numa ilha tropical.

Anónimo disse...

Eh pá, tu sabes que eu curto o "Lost" e ainda me dou ao trabalho de sacar os episódios todas as semanas (embora, agora, a série só volte em 2007). Mas, verdade seja dita, os episódios têm sido uma seca de primeira: 6 episódios, dos quais, apenas o último se aproveita!

Mesmo assim, estou crente que a série vai engatar de vez lá para o final (como aconteceu com a segunda temporada). O pior é ter de gramar com uma mão cheia de episódios para encher chouriço, até chegar ao 16º ou 17º e ver as coisas a aquecer.

Mais parece os "Ficheiros Secretos", que ficaram uma valente bosta depois do lançamento do filme nos cinemas. Estranho é que os produtores pensam em finalizar a série com um filme(!).

E acho engraçado que digas isso sobre o "Lost", quando foste tu que me aconselhou a acompanhar a série!
Mas há coisas bem melhores, sem dúvida: fico contente que as pessoas comecem a descobrir a pérola que é "Prison Break", que adorem "Dr. House" e "Donas de Casa Desesperadas" (que teve uma 2ª temporada bem fraca, mas agora está a recuperar).
É certo que muitas perguntas em "Lost" nunca hão-de ter resposta, mas já vi muita teoria cair por terra. Resta saber quantas mais irão ao chão...