03 novembro 2006

Estão aí os senhores dos supermercados? Tomem nota.

À conversa no outro dia disseram-me o seguinte: “Num labirinto, se fores sempre pela direita, encontras sempre o fim”; ao que eu respondi “Olha, não sabia disso”, pensando que tinha acabado de encontrar uma pérola de cultura popular de grande valor.

Rapidamente dei conta que de riqueza isto tinha muito pouco, e muito de parvoíce; é que eu testei esta teoria, caríssimos, e o resultado foi pouco menos que desastroso.

Eu sei no que estão a pensar; onde é que este desgraçado foi encontrar um labirinto? Nada mais fácil; aliás, no mundo ocidental o difícil é não tropeçar neles, apesar de muita gente não dar conta. Porque são conhecidos por nomes menos convencionais, como “Continente”, “Modelo” ou “Intermarché”.

Não estou a brincar. Um hipermercado é algo de incrivelmente complexo. E sei que os homens desse lado sabem do que eu falo. Para nós o hipermercado é um sítio onde as mulheres colocaram tralha inútil a esconder a cerveja. Um antro criptografado cujo código apenas elas conhecem.

Já experimentaram comprar algo, que não cerveja, num hiper? IM-POS-SÍ-VEL. Da outra vez pediram-me para comprar cogumelos em lata. A minha lógica foi esta:

Cerveja em LATA -> Cogumelos em LATA

…logo, estarão na mesma secção, ou pelo menos relativamente perto. Certo? Errado, e o resultado foi perder 20 minutos à procura de uma mísera lata. Isto não acontece com as mulheres; elas nascem com a capacidade de perceber a lógica inerente a qualquer coisa que envolva compras. É para mim incrível como uma mulher sabe exactamente onde encontrar açúcar mascavado e não consegue perceber a lei de fora-de-jogo. Se o Lampard se chamasse Vêgê – salta Mourinho, perdeste o emprego para a Dona Genoveva de Torres Vedras.

Assim, para tentar encontrar o Santo Graal dos cogumelos, experimentei seguir “sempre pela direita”; e não foi bonito. Acabei com 13 pacotes de Trident, uma revista que nunca li e um mapa de Portugal Continental. E o mais triste: não tinha cartão Jumbo.

2 comentários:

ang disse...

Não percebo realmente porque é que dizem que as mulheres não têm sentido de orientação… e escrevem livros do género “ Porque é que as mulheres não sabe ler mapas e os homens na pedem ajuda” ( não tenho a certeza se é este o titulo correcto).

Caso nunca tenhas reparado existem uns painéis gigante nos Hipermercados que identificam as secções, por exemplo “peixaria” “ vestuário” e o vosso bem conhecido “bebidas”. Ora se realmente querias encontrar cogumelos de se calhar devias pensar do género : ora cogumelos são comida, comida enlatada, qualquer coisa como mercearia.

É uma questão de pensar com lógica (tal como as mulheres) e passaras a gostar muito mais das tuas idas ao hipermercado…. Ou não… :-)


Já agora no Jumbo os cogumelos em lata estão na secção anterior à dos vinhos :-)

Alexandre Antunes disse...

Vê lá como falas da minha tinha Genoveva de Torres Vedras...