13 julho 2006

A prova. Provadinha.

O assunto que vos trago aqui é da mais séria importância. Reveste-se de uma natureza cívica, de saúde pública. A dois níveis: a minha sanidade mental e outra que já vou referir.

O alvo de hoje são os Morangos Com Açucar. Eu tenho evitado falar deste assunto por aqui, pois existem prós e contras. Qualquer homem com uma mínima dose de testosterona se sentirá minimamente atraído por determinados aspectos desta série de ficção nacional. Eu não fujo à regra, e é óbvio que existem lá muitas e BOAS razões para se passar tempo à frente da TV.

Uma das razões que NÃO devem levar qualquer pessoa minimamente sã a nível mental a ver esta telenovela é obviamente a história. Ou a prestação dos ASPAS actores ASPAS. Mas fiquemo-nos pela história, por agora. Veio ao meu conhecimento (e não, não sou daqueles que vê a novela e depois diz "ah, contaram-me") que existiu recentemente nesta novela um caso de vírus na escola retratada na mesma. Mas a coisa parece que passou e tudo ficou bem.

Tudo, tudo... não exactamente. Porquê?
Porque, aparentemente, mesmo tendo argumentistas miseráveis a trabalhar para o programa, temos ainda uma legião de espectadores AINDA MAIS MISERÁVEL. Nomeadamente as crianças, que sendo vítimas, são também culpadas, não me lixem.

Na minha altura tinhamos a Rua Sésamo. Era estúpido, sim senhor, tinha um pássaro coberto com plumas amarelas de inclinações sexuais duvidosas. Mas as crianças aprendiam qualquer coisa. Ao menos, aprendiam que não deviam parecer-se com o Poupas.

Agora, os tão aclamados Morangos, que fazem eles?

Uma doença chamada pelas autoridades médicas de "vírus Morangos com Açúcar" está a varrer as escolas portuguesas, fazendo as crianças reclamarem de sintomas similares aos sofridos pelos personagens da novela.

Mais de 300 crianças queixaram-se de sintomas como erupções de pele, dificuldades de respiração e tonturas em 14 escolas situadas em diferentes regiões do país.

Algumas escolas foram obrigadas a fechar.

A epidemia surgiu alguns dias depois que nos "Morangos com Açúcar" foi exibido um episódio sobre um vírus perigoso que atacava uma escola.

Autoridades médicas acreditam que muitas crianças, depois de assistirem à novela, passaram a temer que coceiras e dificuldades de respiração fossem algo grave. Outros notaram que a epidemia ocorreu na época das provas do fim do ano escolar.

"O que existe concretamente é um certo número de crianças com alergias e, aparentemente, um fenómeno de imitação por partes de muitas outras crianças", disse o médico Nelson Pereira, director do INEM.

"Desconheço uma doença que seja tão selectiva que ataque apenas crianças de escola", afirmou o médico Mário Almeida ao jornal Correio da Manhã.


Isto não é uma notícia fictícia, amigos. Isto proveio directamente da agência Reuters. Ora, qual é a noção que podemos tirar disto tudo?

Basicamente, ou a nossa juventude é óptima a mentir e teremos toda uma nova geração de políticos daqui a 15 anitos...
... ou então é mesmo parva. E eu estou inclinado a acreditar na segunda teoria.

Mas ao menos é a prova provada de uma coisa que eu já defendo há muito tempo: nada de bom advém de um programa chamado Morangos com Açúcar. Quando muito, provém algo de BOA.

Mas lembrem-se, existem os D-Zrt. Por isso, acho que tenho razão. E se querem ver gajas boas (pronto, já disse), parece que há muitas na Internet. Não sei, disseram-me.

(Hei-de regressar a este assunto dos Morangos. Ainda não acabei de criticar. Mas agora perdoem-me que acho que está a Diana Chaves na TV.)

Sem comentários: