08 outubro 2006

Os Bad Motherfuckers do Cinema

Acabei de rever, aí pela 999ª vez, “O último escuteiro”,na RTP1. Acho que é necessário prestar homenagem aos grandes actores que entraram neste tipo de filmes. E perguntam vocês de que tipo de filme estou a falar.

Ora este tipo, que se pode chamar de “Bad Motherfuckers”, caracteriza-se rapidamente como o tipo de filme policial composto por pancadaria e tiroteio interminável, ostentando recordes na classe de mortes por hora na história de Hollywood.

Vou nomear apenas 3 actores que considero favoritos, apesar de existirem outros que mereceriam destaque, se tivesse realmente paciência para eles, como Lorenzo Lamas, Stephen Baldwin, etc.

Ora bem mas quem interessa realmente são:

Bruce Willis



Quem não se lembra das várias vezes que assistimos num feriado remoto o filme “Assalto ao Arranha-Céus” e respectivas sequelas. Bruce Willis encarnava, na perfeição, o seu personagem John McClane, polícia grosseiro e porco (sem se lavar mesmo, sempre com o suor misturado com o sangue, essas coisas de duro), mas com uma capacidade natural para despachar os inimigos da maneira mais dolorosa e violenta possível. Um verdadeiro dom de Deus.
Há quem diga que Bruce Willis tem perdido tomates com a idade, feito filmes cada vez mais “picuinhas”, e até alguns sem casualidades, um horror! Tal como o cabelo, os dias de matança de Bruce Willis chegaram ao fim.

Steven Seagal



Como é que poder-me-ia esquecer deste grande nome das artes negras da flagelação alheia. Um verdadeiro mestre em partir braços, “deixava-lo de tanga no pólo norte, e no dia seguinte encontrá-lo-ias na tua piscina, com um Martini numa mão e uma mala com um milhão de dollars na outra.” É preciso dizer mais?
É de notar que os filmes que protagoniza seguem sempre uma personagem de background semelhante: ele é alguém que foi um grande veterano de guerra, mas que agora se tornou um homem de espírito tranquilo, seguindo um caminho de paz. Pena é que quem acaba por pisar o seu caminho de paz leva sempre com mais uma morte violenta…é a vida!

Doulph Lundgreen



Este homem é o eterno Bad Motherfucker da história do cinema. Meter este actor como protagonista de um filme de comédia romântica, contracenando com Hugh Grant e a Kate Hudson, seria assassinar o filme, o género, raios, seria assassinar a indústria de Hollywood tal como a conhecemos! Verdades absolutas existem duas: a morte e o facto de que este homem foi feito para matar! Todos os argumentos tornam-se irrelevantes quando ele aparece na grande tela. A partir desse instante um homem tem a certeza de quem é e onde está: a ver um filme de tiros.
Ver este homem a sorrir é um mito urbano equivalente ao dos mails em cadeia, e muitos afirmam que é uma impossibilidade.

Sem comentários: