Eu sou uma das pessoas que cresceu com os ovos Kinder. Eu adoro ovos Kinder. A sério. Ainda hoje, a meio de uma licenciatura e com uns quantos centímetros (e quilos, já agora) a mais, é para mim das coisas mais estimulantes comer um ovo Kinder. E tudo o que isso implica.
Acreditem, a emoção de descobrir o que lá está é sempre a mesma. Seja um Smurf, um carro ranhoso ou um puzzle de 3 peças, ainda hoje dou valor a quem consiga pôr um brinquedo dentro daquele espaço. Para além disto, o próprio invólucro é uma peça de engenharia aeroespacial. E depois há chocolate. De dois tipos. Alguém dê um Nobel ao tipo que inventou isto.
No entanto, o meu amor eterno ao ovo Kinder (ou, de nome original, Kinder Surpresa) não invalida um ódio visceral à empresa que o criou, e mais especificamente aos criativos que fazem a publicidade da marca (Ferrero).
Tudo começa com os anos 90. Alguma mente distorcida se lembra de pôr uma distinta dama da aristocracia numa limousine; ora, andar de limousine, como todos sabemos bem, dá uma certa larica. A mádame não está com meias medidas. Vira-se pró motorista:
"Ambrósio, apetecia-me tomar algo."
Ora, o desgraçado do Ambrósio, já merecedor de uma reforma, após anos a aturar snobs, devia estar com vontade de a mandar algures que eu cá sei. Que diabo, o homem é motorista, não é empregado de mesa. Ainda por cima com um nome daqueles… A vontade do pobre diabo deve ser rumar à Florida para uns anos de bom descanso.
Mas não. O nosso compadre Ambrósio pergunta à madame se quer parar; esta dá-lhe a típica resposta de snob; apetece-lhe algo bom.
Neste momento, o descambar para filme porno seria inevitável em 90% dos casos; para infortúnio nosso, apenas temos direito a violência gratuita. Pelo menos foi assim para mim.
“Tive a ousadia de pensar nisso, senhora.”
Vai para o diabo, Ambrósio, mais a tua bondade. Por essas e por outras é que este mundo vai como vai.
A sério, quem é o assalariado que se lembra de comprar bombons para o patrão? Só vejo duas razões para algo desse tipo:
- sexo com a patroa (excluído após a possibilidade falhada do porno);
- graxa à patroa.
Parece-me que também podemos excluir esta possibilidade. Qual é o próximo passo na carreira de um motorista de limousine? Alguém sabe? Pois.
Há muitos aspectos criticáveis neste clip publicitário; só que todos são mínimos quando comparados com os subsequentes nas campanhas da Ferrero ao longo do tempo. Mantenham-se sintonizados e vão dar-me razão.
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